Harmonização Facial, afinal, do que se trata?

Vamos entender e desmistificar, o que é essa tal harmonização, tão falada e tão em moda atualmente na mí­dia e no boca boca?

Em primeiro lugar, deve ficar claro que existe a Harmonização Orofacial (HOF) e a Harmonização Facial (HF).

Para realização da Harmonização Orofacial (HOF) os únicos profissionais habilitados são os Cirurgiões Dentistas, pois há¡ intervenção dentro da cavidade oral. Sendo por cirurgias, ajustes de oclusão, aumento de dimensões dentárias, bruxismos, enxertos ósseos e outros procedimentos, dependendo da necessidade do paciente. Estando tudo isso em ordem, podemos passar para a parte externa da face.

Na Harmonização Facial (HF), atualmente 4 classes profissionais podem atuar. Cirurgiões Dentistas, Médicos, Biomédicos Estetas e Farmacêuticos Estetas. Biomédicos e Farmacêuticos, somente com especialização em estética, e nunca realizando qualquer tipo de procedimento cirúgico.

Primeira parte esclarecida, vamos seguir em frente, com mais informações.

A Harmonização Facial, consiste de uma vasta gama de procedimentos, visando a obtenção de um equilíbrio ou rejuvenescimento para a face. Ou seja, devemos melhorar o todo, acrescentando o que esta faltando ou tirando e disfarçando o que está sobrando.
 
Os procedimentos a serem realizados são individuais e precisam de uma consulta de avaliação e planejamento, para que o resultado desejado e esperado seja alcançado.

Para isso, podemos fazer uso de Toxina Botulí­nica tipo A (mais conhecida por um dos seus nomes comerciais - Botox ), no intuito de diminuir a força muscular em algumas regiões.
 
Podemos usar vários bioestimuladores, para formação de colágeno e melhoria da pele. Esses podem ser: IPRF, Hidroxiapatita de Cácio, Ácido Poli-l-lático, Policaprolactona , Polidioxanona e Ozônio. 

Cada um com sua indicação , diluição e concentração adequada.

Temos também os Fios de Reposicionamento Tecidual. Esses podem sofrer absorção (hidráise), e também fazer o efeito bioestimulador (PDO, PLA ou PCL). Ou fios de Nylon e Seda. Cada um com sua indicação e método especifico de aplicação.

Ainda usamos os materiais preenchedores, onde o mais conhecido é o Ácido Hialurônico. Com ele podemos reestruturar regiões onde houve perda de suporte, fazer uma modelação de nariz, aumentar o volume de um lábio, corrigir assimetrias ou simplesmente fazer uma hidratação da pele. Para isso contamos com uma grande variedade de marcas e tipos de Ácidos, cada um com sua indicação.

A Bichectomia é a remoção do corpo adiposo de Bichat. Uma “bola"de gordura que fica entre 2 músculos e dá um volume indesejado a face de certos indiví­duos ou faz com que o paciente morda a bochecha, na sua parte interna, constantemente .

Há o Microagulhamento, que é feito com auxilio de um rolo de micro agulhas, objetivando a permeabilidade de ativos (vitaminas) para dentro da pele e seus efeitos de tratamento cutâneo com melhores resultados. Esse microagulhamento ainda atua na formação de colágeno.

Na Redução de gordura submentual (papada) esse propósito pode ser alcançado por liposucção mecânica ou através da introdução de enzima que atua dissolvendo essa gordura.

Felizmente essa gama de procedimentos cresce a cada dia, através de estudos de novos materiais ou novos métodos de aplicação de materiais ja utilizados. Com isso podemos disponibilizar aos pacientes, tratamentos menos invasivos e mais eficazes a cada dia, postergando ou tornando desnecessária uma grande cirurgia com pós operatório difícil e limitante, que deixaria o indiví­duo afastado do trabalho ou de suas atividades do dia dia.

Tudo isso pode ser usado separadamente ou conjuntamente, visando o melhor resultado e necessidade de cada um.

Portanto, a Harmonização Facial não é um procedimento apenas. É um estudo e avaliação individual, onde cada material será usado, com sua variedade de técnicas ou de opções comerciais.

Vale ainda lembrar, que deve-se procurar um profissional habilitado e capacitado. E que saiba usar os materiais adequadamente, sem causar qualquer dano ao paciente e que seja capaz de tratar qualquer intercorrência que possa acontecer, ja que estamos tratando de seres humanos com suas individualidades, doenças sistêmicas, medicações e diferenças inerentes a cada um.

Dra Aline Busch | CRO 62840

Cirurgiã dentista com mais de 22 anos de experiência

Av. da Barra, 65 - Sala 8 | 99902-1555