Mudança nos incentivos a energia solar

Entenda o que vai mudar nos incentivos à geração própria de energia solar e porque agora é o momento para começar a produzir sua própria energia.

Os sistemas de geração de energia solar fotovoltaica mais utilizados atualmente são conectados à rede elétrica normal. Esta conexão permite que a residência gere energia quando há sol, carregue ela na rede elétrica e puxe de volta esta energia nas horas em que não há sol para uso na residência.  Isso funciona como um sistema de créditos em que a energia carregada na rede elétrica vira créditos que podem ser usados posteriormente. 
 
A Aneel, que é a agência regulatória do setor elétrico no Brasil, propôs uma alteração neste esquema de compensação que permetirá que as concessionárias de energia elétrica, como a Enel, cobrem do consumidor uma tarifa adicional pela utilização da rede elétrica. Em adição, quer também que sejam cobrados encargos, como impostos, sobre a energia que os consumidores injetam na rede.

Esta mudança tem o único objetivo de atender às empresas de energia elétrica que estão ameaçadas com o grande avanço da geração própria de energia fotovoltaica, na medida em que  esta alternativa atualmente é muito vantajosa para o consumidor. O custo de gerar sua prória energia é 5 vezes menor que o de comprar a energia na concessionária.

Diferentes segmentos da sociedade tem se mobilizado contra esta proposta da Aneel, mas o fato é que ainda que a proposta seja alterada, haverá alguma perda dos benefícios atuais para os consumidores que geram energia, alongando o prazo de retorno do investimento em geradores fotovoltaicos.

Contudo, consumidores que já tiverem o sistema vão continuar na regra atual por pelo menos 10 anos. Com isto, há uma janela de oportunidade para a adoção da energia solar antes da mudança das regras, o que deve acontecer em algum momento no primeiro trimestre de 2020. Com este cenário e a atual disponibilidade de múltiplas fontes de financiamento de baixos juros que permitem financiar um sistema fotovoltaico em até 120 parcelas, agora é o momento para um consumidor começar a produzir sua própria energia.

Eversun Energia Solar | 97300-8726 | 2853-5161
Av. da Barra, 65 - loja 1 - Aldeia da Serra