Uso de chás para cuidar da sua saúde

Uso de chás para cuidar da sua saúde
jul
27
Sáb

Você sabia que muitos problemas relacionados à sua saúde podem ser tratados com chás? O uso de plantas e frutas para o tratamento de doenças existe desde o início da humanidade e por muito tempo os recursos vindos da natureza eram a única forma de tratar enfermidades que apareciam no passado. 

Até hoje muitas pessoas preferem usar medicamentos naturais para combater doenças, muitos estudos científicos comprovam a eficácia desse tipo de produto no tratamento de problemas mais simples como alergias, dores de garganta, febre ou dores de barriga.

É por isso que até hoje os chás são um importante aliado para cuidar da sua saúde. Existem dezenas de tipos de chás diferentes e cada uma delas trata um problema distinto. Por isso, nós separamos para você, uma lista com sete chás fáceis de encontrar e fazer que podem te ajudar no dia-a-dia.

1 – Chá de gengibre

Esse é um chá muito útil! Especialmente nos dias de hoje onde grande parte da população ingere diariamente alimentos que dificultam o funcionamento do sistema digestório.

O gengibre é fundamental para o funcionamento correto do Estômago! Em breve farei um artigo falando exclusivamente sobre o gengibre mas aqui hoje já consigo expor suas melhores indicações.

Ele serve para acelerar o metabolismo e a digestão lenta, para gastrites hiposecretoras, para resfriados com coriza nasal aquosa, tosse com secreção branca, calafrios, febre baixa.

E é maravilhoso para enjoos e náuseas de todos os tipos! Ele é uma planta que aquece o centro e o estômago, e elimina vento frio. Teste e comprove os resultados.

2 – Chá de camomila

O chá de camomila tem muitas indicações, ela é tradicionalmente uma planta para eliminar vento do exterior, ou seja utilizada em resfriados e gripes leves, aliviando os sintomas. Porém ela tem uma outra característica que fornece a ela muitas outras indicações.

Ela tem a função de harmonizar o Qi do fígado e do Baço. Essa relação dá a camomila suas indicações para problemas intestinais como cólicas e gases, inclusive em doenças crônicas como síndrome do cólon irritável ou doença de Crohn, doenças essas onde as emoções afetam o funcionamento correto dos intestinos.

3 – Chá de Salsa

Esse chá é um ótimo aliado das mulheres! O chá da salsa é muito útil para aliviar as cólicas menstruais, e além disso essa é uma das principais plantas para tratar problemas do sistema urinário, como cistites, infecções, cálculos renais.

4 – Chá de erva cidreira / capim cidreira / capim limão

O chá de erva cidreira tem a indicação como calmante como muitos devem conhecer, porém ele não é dos melhores, na verdade algumas pessoas relatam inclusive que ele tira o sono ou gera disposição quando ingerido. Mas ele auxilia sim casos de insônia, principalmente por deficiência de Yang do Coração ou geral.

Ele tem outros funções como resfriados, gripes, problemas pulmonares com características de frio, como secreção nasal aquosa, expectoração clara e também para aquecer o estomago auxiliando na ausência de fome naquelas pessoas que não querem comer.

5 – Chá de canela

O chá de canela ajuda a acelerar a circulação sanguínea, por isso é muito utilizado para problemas cardíacos, inchaços pelo corpo ou para amenizar os sintomas causados pela menstruação nas mulheres.

Além de ser extremamente saborosa, a canela ainda é indicada para má circulação nas pernas, impotências masculina, alguns tipos de infertilidade, baixa libido em ambos os sexos, na menopausa, para melhorar a circulação em extremidades frias e dores nos joelhos e lombar! Muita coisa né!?

Na medicina chinesa ela é um Tonico de Yang e aquece o interior, atuando sobre o Rim e melhorando assim todo o Yang corporal.

6 – Chá de casca de mexerica

O chá da casca de mexerica poucas pessoas conhecem, e nós jogamos fora as cascas na maioria das vezes, assim podemos utilizar as cascas, inclusive secando-as em pequenos pedaços para utilizar posteriormente.

Esse chá é um dos melhores digestivos que temos, muito útil quando comemos em exagero, além de metabolizar os líquidos em excesso no corpo. Além disso ele é ótimo para problemas pulmonares causados por mucosidade frio, com tosse muito produtiva e branca, falta de ar, distensão torácica entre outros sintomas.

7 – Chá de hortelã

O chá de hortelã é ótimo contra problemas intestinais, como enjoo, azia e má digestão. Ela é muito utilizada para gases e cólicas intestinais, além disso é uma planta excelente para conjuntivite (quando o chá é aplicado diretamente no olho e ingerido também), laringite , amigdalite, febres altas.

Ela é uma aliada em dois problemas muito comuns também que são a hipertensão e a enxaqueca ou dor de cabeça, podendo ser utilizada nesses quadros.

Saiba Mais Sobre a Fitoterapia

Esses são alguns exemplos de como produtos naturais podem ajudar sua saúde diária, existem vários outros tipos de chá que além de muitos gostosos, ajudam você a tratar de problemas simples que podem aparecer em sua casa.

Fonte: por José Sencini